O que é um servidor na nuvem?

O servidor na nuvem é aquele que não precisa de um espaço físico em sua empresa e disponibiliza mais espaço para a utilização do armazenamento com outras prioridades.

O servidor em nuvem é feito de um grupo de dispositivos que trabalham juntos como uma máquina só, em prol de guardar, assegurar e gerenciar todos os dados de uma determinada empresa.

O indicado é que este servidor em nuvem seja hospedado em um data center a ser gerenciado por uma empresa especializada em tecnologia.

Os servidores em nuvem foram desenvolvidos para prevenir e recuperar todos os dados e informações dos dados das empresas. 

Antigamente, víamos com maior frequência os dados serem guardados em pendrives e pastas, mas com o desenvolvimento da tecnologia foi necessário que as empresas se adaptassem às novas quantidades de volume de informação. 

E com o avanço da tecnologia, viu-se a necessidade de criação de um “local seguro” e de fácil acesso, do qual as empresas pudessem armazenar seus dados e arquivos na iniciativa contra perda de dados e até futuros ataques. 

Níveis de segurança em Data Centers:

Com este avanço, até mesmo os data centers evoluíram e começaram a ter níveis diferentes de segurança para tratar casos de pequeno, médio e grande volume de dados.

O primeiro nível do Data Center possui condições básicas para atender a todos os equipamentos de TI da organização, sem obrigatoriedade de redundância na infraestrutura.

A partir dessa classificação o Data Center começa a ter algumas preocupações com elementos redundantes, oferecendo um pouco mais de agilidade no sistema de manutenção.

O nível III é ideal para empresas que necessitam de suporte 24×7, em que quase todos os processos são automatizados. 

E o padrão IV é o único que tolera falhas de equipamento individual e interrupção de energia sem afetar as operações do site. 

Lembrando que, independente do tamanho da sua empresa, quanto maior o nível de segurança da empresa que cuidará das suas informações, será melhor!

Iaas, Paas e Saas: Para quais empresas são indicados?

Essas nomenclaturas referem-se ao modelo de solução em nuvem que pode atender à demanda de segurança do seu negócio. 

Iaas: Infrastructure as a Service em inglês, ou Infraestrutura como um serviço em português. Refere-se ao modelo em nuvem configurável, onde pode-se dimensionar servidores, armazenamentos e processamentos segundo a demanda. 

Neste modelo, você terá autonomia e flexibilidade para personalizar e configurar todos os recursos do servidor em nuvem. 

Mas, também será imprescindível que seja ou se tenha um apoio de um especialista para realizar tais modificações e alterações, já que estamos falando de um modelo de segurança avançada que irá armazenar os dados do seu negócio. 

Ou seja, você terá mais autonomia neste modelo, mas ganha maiores responsabilidades também.

Geralmente, este modelo é recomendado para empresas que já possuem uma equipe de TI especializada ou um especialista em servidores em nuvem. 

Paas: Plataform as a Service em inglês, ou plataforma como serviço em português. 

Este modelo refere-se a plataformas especializadas que cuidam de toda a tecnologia do seu servidor, com aplicações em que já se possui uma finalidade.  

Essas plataformas são contratadas através de um fornecedor. Ou seja, ele dispõe de toda a camada de  infraestrutura. Mas, os serviços de limpeza, alimentação e tudo que se refere aos dados estará sob sua responsabilidade.

Geralmente, este modelo é recomendado para empresas que já possuem um técnico de TI, mas não querem sobrecarregá-lo com tal demanda ou contratar um especialista do assunto. 

E também para empresas que precisam utilizar outros hardwares, softwares ou aplicativos específicos. 

Saas: Software as a service ou Software como serviço em português. Este modelo de segurança é para empresas que buscam por praticidade e escalabilidade. 

Diferente do Iaas e Paas, o Saas oferece menor redução dos custos e maior praticidade, já que o usuário final não precisa se preocupar com absolutamente nenhum tipo de manutenção, atualização e processos tecnológicos. 

A empresa que oferecer o Saas precisa cuidar de todos os processos e infraestrutura, permitindo que sua empresa seja livre de qualquer preocupação e tenha tudo em até um clique de distância. 

Geralmente, este modelo é oferecido para empresas que precisam focar 100% em seus negócios e precisam de uma empresa cuidando de seus dados. 

Quais as vantagens e benefícios de ter um servidor na nuvem em minha empresa?

Mas, porque sua empresa precisa de um servidor em nuvem? Os benefícios são inúmeros e listamos abaixo os principais:

Armazenamento:

O servidor em nuvem permite que sua empresa aumente o armazenamento e tenha um espaço maior para que seus colaboradores trabalhem sem preocupações durante suas jornadas de trabalho.

Flexibilidade:

Os servidores em nuvem facilitam o acesso aos colaboradores. 

Com um dispositivo móvel e internet seus colaboradores podem acessar os arquivos de onde estiverem.

Tudo à distância de um clique.

Segurança:

Com o fornecedor certo os servidores em nuvem atuam diretamente com tecnologia de ponta e segurança robusta em todos os seus processos. 

Com firewall, que monitora a entrada e saída de pessoas e bloqueia acessos conforme a lista de regras de segurança. 

Com antivírus , acesso restrito e backup automático.

Mas, antes de qualquer contratação, sua empresa deve passar pela avaliação de um especialista para identificar qual a melhor opção para a mesma entre os modelos de Iaas, Paas ou Saas. 

Redução dos custos:

Quando se contrata um fornecedor de serviços em nuvem, é comprovado a redução dos gastos nas empresas!

Pois, sua empresa não precisará dispor de dispositivos para investir ou gastar com infraestrutura, precisará apenas contratar a terceirizada e a mesma cuidará de todos os serviços.

Prevenção de dados:

Com o servidor em nuvem, sua empresa terá mais segurança contra-ataques. 

A prevenção de dados é um fator importante quando se trata de armazenamento. 

Em uma pesquisa da Forbes, foi relatado que pelo menos 30% das empresas fecham após um ataque que envolva a perda de dados e o resgate dos mesmos.

E, em um servidor em nuvem, você terá seus dados armazenados em um local do qual será verificado com periodicidade, com criptografia, níveis de ameaças na segurança, e muitas outras ferramentas de segurança, ou seja, sendo uma prevenção muito maior dos dados do seu negócio.

Escalabilidade:

Essa função tem como predominância o aumento do uso de dados e conforme for crescendo, pode-se contratar novas ferramentas  como melhoria e o contratante não terá um acréscimo nos valores. 

O que se deve verificar antes de contratar um servidor na nuvem?

Contratar um fornecedor que cuide e entenda de servidor em nuvem nem sempre é fácil, mas a Penso pensa no seu negócio e abaixo listamos dicas de análise antes de contratar qualquer serviço em nuvem.

  • Busque empresas da qual você possa integrar seus dados e tenha escalabilidade!
  • Tenha referência da empresa a ser contratada e busque sobre como é a SLA do fornecedor.
  • A empresa a ser contratada precisa ter uma equipe especializada e com disponibilidade 24×7, para caso sua empresa precise de um atendimento com urgência, tenha especialistas em pronto-atendimento para auxiliar sua empresa.
  • Analise todas as camadas de segurança que a empresa está ofertando e não deixe passar nenhuma informação despercebida. A segurança dos dados é a prioridade entre todos os serviços ofertados.
  • Invista em um Data center nacional: Desta forma, você terá maior acessibilidade em seus dados e maior segurança. 

Qual o melhor servidor em nuvem?

É cansativo pensar em buscar servidores em nuvem e aplicar as dicas acima? Nós da Level One Technology podemos te ajudar!

Plano premium é o nosso drive corporativo mais robusto entre todos do mercado e com Data center Tier III – equipamento de ponta, que possui vários componentes para sustentá-lo – e com SaaS. 

Além de uma SLA com 99,99% de satisfação com nossos clientes.

Vantagens ao contratar o Vbox:

Segurança: Nosso drive conta com backup, autenticação em dois fatores, controle de logins no servidor, restauração de arquivos, etc.

Data Center: Os arquivos ficarão em Data Center com Tier III, seguro e no Brasil, com criptografia de alto nível 448-bit no armazenamento e na transferência;

Gerenciamento de arquivos: Apague todo o conteúdo de qualquer dispositivo remotamente, ideal em casos de perda, roubo ou desligamento de um colaborador;

Compartilhamento: Envio de arquivos com dezenas, centenas ou milhares de megabytes para qualquer lugar do mundo com um simples link

Praticidade: Seus colaboradores podem acessá-lo de qualquer lugar sem precisar se conectar a um computador, obtendo um dispositivo móvel e conexão com internet, o usuário já poderá acessar normalmente. 

Conclusão: 

O Servidor em Nuvem garante melhoria e robustez em suas ações e o Vbox é o melhor produto do mercado e pode auxiliar todas as empresas que buscam por uma solução com alto índice de qualidade no serviço e no atendimento ao cliente. 

Gostou e quer saber mais? Clique no link abaixo e entre em contato conosco e será um prazer te atender!

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service
Choose Image